Páginas

domingo, 4 de março de 2012

Palha italiana (e um pouquinho de história)

Já faz tempo que quero escrever este post mas......e o tempo?Ultimamente, meu dia precisaria ter 48 hs para eu dar conta de tudo!!!!Então, já que hoje é domingo......
Bom, a palha italiana, diferentemente de muitas outras receitas que faço,não foi tirada dos cadernos da mamãe,nem das minhas avós.Muito menos aprendida na cozinha do Alex Atala!!!!!
Quando eu estava na faculdade (fiz publicidade na PUC-SP) ganhei uma das minhas grandes amigas, a Dani, e foi a Verinha, sua mãe, quem me ensinou a fazer a palha( para os íntimos,tá?).Até então, eu nunca tinha provado, ou visto o doce.Mas lá, na casa da Dani, era presença certa nas festinhas de aniversário(que saudade)!
Uma receita simples: brigadeiro+biscoito maizena.Não tem como ficar ruim.
Fiz algumas vezes lá em Sp e já aqui em Manaus, exatamente no dia 05 de setembro de 2008(eu tenho tudo anotadinho gente!),resolvi levar o doce para a feira da Eduardo Ribeiro.No começo, houve um estranhamento, pois a maioria das pessoas não conhecia o doce, então, dávamos degustação para que todos pudessem tirar suas próprias conclusões!Rapidamente, a palha foi conquistou o paladar dos nossos clientes e tornou-se então, um dos nossos doces mais procurados!
Mas uma dúvida ficou no ar: qual a origem da palha italiana?E porque o nome, palha italiana?
Sigam o meu raciocínio: o brigadeiro é um doce brasileiro,certo?Então a palha italiana não pode ter sido criada na Itália!!!!A minha conclusão, é que a palha, é uma versão de algum doce típico italiano feita por membros da comunidade italiana radicados no Brasil.Não faz sentido?
Vamos aos fatos: a imigração italiana, teve seu ápice entre 1880 e 1930,principalmente no Sul e Sudeste do nosso país. Já o brigadeiro, foi criado entre as décadas de 40 e 50, para promover e arrecadar fundos para a campanha presidencial do então candidato, Brigadeiro Eduardo Gomes que, coincidentemente, é o nome do aeroporto internacional de Manaus....Eita nóis!!!!!
Somado ao meu raciocínio, aliei uma pesquisa básica no google(claaaaro) e achei uma outra informação: de que , a palha seria a versão ítalo brasileira do salami di ciocolato ( que , por sua vez já tem sua versão amazonense , o salame de cupuaçu!).
E porque uma versão??????Porque até os anos 90 os imigrantes não tinham seus ingredientes originais, portanto tinham que fazer versões utilizando os nossos ingredientes.Já ouviram falar em arroz à piemontese?Nada mais do que um jeitinho brasileiro(no bom sentido) de recriar um risoto,feito com arro arbóreo ou carnaroli.
Não faz sentido?
Hoje ela já é beeeeeem mais popular aqui em Manaus, podendo ser encontrada em outros locais além da nossa loja!
E para quem quer fazer em casa,vale dar uma conferida no verso da latinha do leite condensado Moça, que está trazendo receitas clássicas ( a palha é uma delas!).
Adorei escrever este post,genteeeeeeeeee!
E não posso deixar de dizer que o Mauricio,que está aqui do meu lado, fazendo nosso almoço, me ajudou também(como sempre,né???)

8 comentários:

  1. adorei! Tudo que voces fazem é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. ótimo post! Vou fazer a palha italiana!

    ResponderExcluir
  3. Quando cheguei no Brasil achei "coisas" da Itália que não conhecia, A Itália é uma nação bem pequena , respeito ao Brasil, mas tem um concentrado de diversas culturas e tradições.
    Nas varias coisas novas que achei entre o risoto a piemontesa ( que de piemontes tem muito pouco) e' a palha italiana.
    Pois bem nas minhas "peregrinações" em vários restaurantes da Itália, nuca tinha conhecido esta assim difundida receita e nem procurando no Google italiano....
    Outro dia em um curso de culinária do Espaço Gourmet Vale do Sol, estava programada a receita do "salame al cioccolato" ( salame de chocolate) um doce tipico italiano que prevê o uso de biscoitos quebradinhos e chocolate derretido empastados e feito a forma de salame.
    No mentre que estava preparando os ingrediente para aula, uma revelação "quase divina" ... associei a palha italiana ao salame de chocolate.
    Será que tem alguma coisa a ver ? será que é como o risoto a piemontesa? O cara não tinha os ingredientes e pegou o brigadeiro e inventou a palha.......
    O dia seguinte me joguei no computador Google veio em ajuda, ache vocé, um "pasticcere"( confeiteiro) que tem um blog e foi como imaginava..... a teoria é a mesma....
    Agora tudo está explicado e confirmado.
    parabens para o artigo!
    espacogourmetvaledosol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela então foi criada na Itália mas com ingredientes brasileiros ?

      Excluir
  4. Interesante!!! Muito obrigada! Acabo de fazer "salame di cioccolato" e agora sei porque no Brasil se chama "palha italiana"!

    ResponderExcluir
  5. Qual é a receita do salame de cupuaçu. Nunca ouvi falar desse doce e já morei no Pará por um tempo. Nem minhas amigas de lá conhecem....

    ResponderExcluir
  6. Pois... brasileira, italiana... então porque tantos sites sobre culinária francesa referem "Saucisson au chocolat portugais"?

    ResponderExcluir
  7. essse salame de chocolate q foi referido la em cima e vendido demais em portugal e sou gde consumidora mas a palha italiana eu acho mais macia

    ResponderExcluir